quarta-feira, 25 de julho de 2012

Manutenção de estofados





Olá amigas (os), hoje vamos falar um pouco sobre a limpeza de estofados. Isso mesmo, nossa preocupação diária é a limpeza de moveis, chão, geladeira e fogão, porém acabamos deixando de lado a limpeza dos estofados. Não que a gente use menos eles, pelo contrário, logo que chegamos em casa parece que nos chamam para dar aquela esticada.

Acho que acabamos relegando a tarefa por conta até de não saber como limpá-los adequadamente, e talvez por ter que fazer isso quando não tem gente em casa. Afinal, se a limpeza passar além do aspirador básico, acaba ficando meio úmido, e não há como os moradores usufruírem de seu conforto.
O acúmulo de sujeira e pó no estofado, além de prejudicar a aparência e reduzir a durabilidade do mesmo, contribui para a proliferação de ácaros e outros microorganismos que são nocivos à saúde humana. Para evitar que isso aconteça recomenda-se que seja feita uma limpeza periódica, entre 12 e 18 meses.
A grande maioria dos móveis é revestida com tecido, couro ou vinil. Então, é bem provável que você tenha um desses tipos de móveis em casa.

Tecido
A maioria dos estofados em tecido podem ser lavados em casa, a exceção é o tecido fabricado apenas para “lavagem a seco”. Remova manchas desse tipo de tecido com um solvente ou experimente a seguinte receita: misture 1/4 de copo de sabão líquido para lava-louças com um copo de água morna e bata a solução com um batedor de ovos. Aplique a espuma sobre o estofado, uma pequena parte de cada vez, com uma escova limpa, de cerdas macias.
Remova o excesso de água. Enxague o estofado esfregando o tecido com um pano úmido limpo; enxague o pano se necessário.

Manutenção: a melhor proteção é aplicar película impermeabilizante (Teflon ou Scotchgard), que impede o acúmulo de resíduos de poeira, de alimentos ou de líquidos no tecido.
Se o seu sofá tiver essa proteção, basta passar um ferro quente (temperatura para algodão). Isso reaviva o brilho do tecido e ajuda a prolongar a vida útil da película, que resiste a cerca de 30 lavagens (pode ir à máquina de lavar). Atenção, essa dica não vale para tecidos que não forem protegidos com a película.
  • Antes de iniciar qualquer processo de limpeza, retire o pó, utilizando o aspirador de pó em baixa rotação ou uma escova com cerdas macias.
  • Utilize somente esponja, pano ou escova macia levemente umedecidos com sabão de coco ou detergente neutro.
  • Não esfregue em demasia.
  • Para secar, utilize o ventilador ou deixe o móvel em ambiente arejado, não exposto ao sol.
  • Caso derrame algum líquido ou sujeira acidental, retire suavemente com pano limpo, esponja macia ou papel absorvente, sem comprimir o tecido, o mais rápido possível.
  • Não utilize produtos químicos e materiais abrasivos para a limpeza do revestimento.
Couro
Deve-se limpar o couro com sabão puro (sem detergente). Uma solução de água morna e sabão líquido para lava-louças é uma das melhores maneiras de limpar estofados de couro. Aplique só a espuma, esfregando de leve com uma escova de cerdas macias; limpe com uma esponja úmida, e para evitar qualquer comprometimento do couro, finalize com um pano seco.
Revestimento em couro sintético:
  • Para retirar o pó, utilizar aspirador de pó em baixa rotação ou uma escova de cerdas macias;
  • No caso de sujeiras leves, limpar com pano úmido e sabão neutro; sem esfregar bruscamente. Em seguida passar um pano com água limpa sobre a mancha, sem comprimir o revestimento. Secar o local com pano limpo, sem friccionar o revestimento. Não utilizar secador de cabelo;
  • Não utilizar produtos químicos e materiais abrasivos para limpeza do revestimento.
Revestimento em couro pigmentado (acabado):
  • Para retirar o pó, utilizar aspirador de pó em baixa rotação ou uma escova de cerdas macias;
  • Limpar suavemente e de forma uniforme com um pano umedecido em uma solução de sabão neutro e água à temperatura ambiente, secando-o com um pano seco ou flanela. Não utilizar secador de cabelo;
  • Não utilizar objetos pontiagudos e abrasivos (palha de aço, escova, esponja), bem como solventes químicos e produtos agressivos na limpeza do couro.
Revestimento em couro rústico (natural):
  • Para retirar o pó, utilizar aspirador de pó em baixa rotação ou uma escova de cerdas macias;
  • Limpar suavemente e de forma uniforme com um pano umedecido em água à temperatura ambiente, secando-o com um pano seco ou flanela. Não utilizar secador de cabelo;
  • Não utilizar objetos pontiagudos e abrasivos (palha de aço, escova, esponja), bem como solventes químicos e produtos agressivos na limpeza do couro;
  • Não é recomendado o uso e/ou aplicação de qualquer produto hidratante para este tipo de couro.
Vinil
Pode-se limpar estofados de vinil do mesmo modo que os de couro, ou com um produto comercial criado especialmente para limpar vinil. A melhor maneira de limpar estofados de vinil é com bicarbonato de sódio em um pedaço de pano, acompanhado por uma limpeza leve com sabão líquido para lava-louças. Nunca use óleo: ele endurece o estofado.
Tanto para limpeza de tecidos como de revestimentos plásticos, os procedimentos a seguir devem ser observados com rigor:
  • Nunca secar ao sol;
  • Não utilizar alvejantes ou produtos clorados;
  • Não esfregar com escovas duras ou abrasivos, utilizar apenas escova macia, esponja, pano ou espuma;
  • Preferencialmente utilizar lavagem a seco;
  • Não usar água quente para limpeza
Atualmente é fácil encontrar empresas que realizam esse serviço, mas é bom estar atento aos métodos utilizados para que você não seja prejudicado. Alguns métodos consistem em umedecer o estofado com uma solução de limpeza (geralmente detergente), que é aspirada rapidamente. Esse método não e muito eficaz, pois remove apenas parte da sujeira (a superficial). Outro método utilizado é o da sucção, este é mais eficaz que os métodos tradicionais, pois não deixa que o estofado encharque durante a lavagem, além disso, a secagem é mais rápida e evita aqueles odores que algumas lavagens costumam deixar.
Analise métodos, verifique quanto tempo levará para o sofá secar, de quanto em quanto tempo o processo deve ser repetido. Tem alguma garantia? Antes de contratar alguém para lavar, analise se o estado do tecido já não pede uma substituição. Veja com um tapeceiro de confiança quanto ele cobraria para trocar o tecido, visto que há situações em que o tecido do estofado não está somente sujo, encontra-se desgastado e desfiando, e nesses casos nem a lavagem do sofá resolve, afinal ninguém faz milagres.

Além da limpeza é importante saber como está a estrutura do sofá, se há fiapos pendurados na parte inferior (trate de apará-los ou trocar o forro embaixo). Sofás são lugares que insetos gostam de ficar, assim, eu borrifo a cada 15 dias um inseticida a base de água e é impressionante, quase sempre no dia seguinte aparecem alguns insetos mortos embaixo do móvel.

Se você seguir as instruções apresentadas neste artigo, os estofados em sua casa parecerão tão novos como no dia em que você os comprou. Mantenha em dia a limpeza de móveis e objetos e você terá uma casa limpa e agradável.

Espero ter ajudado!

Até à próxima!
Paula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário